Sócia–diretora da empresa Ana Silvia Matte Consultoria em Gestão Ltda.

Ana Silvia é bacharel em direito, graduada em 1980 pela UFRGS. Com pós-graduação em Recursos Humanos, concluída em 1988 pela PUC, Rio de Janeiro. MBA Executivo em 1991 pelo PDG/EXEC. Em 2010 concluiu as duas etapas do PGA-Programa de Gestão Avançada no INSEAD em Fontainebleau, França e na FDC, Fundação Dom Cabral em Minas Gerais.

Em 2002 participou do livro “Mulheres que Abrem Passagem” do consultor Julio Lobos.
E em 2010 da coletânea de 28 entrevistas com executivos para o livro “Jeito Carioca na Gestão de Pessoas” de Luiz Moura.

Em 2009 foi eleita como membro do Conselho da Fundação COGE, entidade privada das empresas do setor elétrico brasileiro, cargo que exerceu até junho de 2014.

Em 2011 recebeu a comenda Medalha Tiradentes, titulo de cidadã do estado do Rio de Janeiro, concedida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Em março de 2012 renunciou ao cargo de Diretora estatutária da Light S.A., para dedicar-se à sua empresa de consultoria em gestão e para vivenciar períodos sabáticos (em 2013, completou o Caminho de Santiago de Compostela, Espanha).

 

Foi eleita em 2012, membro do Comitê de Remuneração da Norte Energia S.A, cargo que exerceu até janeiro de 2016.

Em abril de 2011, foi eleita pelo Conselho de Administração da Light, membro do Comitê de Recursos Humanos da Renova Energia, e em maio de 2013 foi eleita para o Conselho de Administração da mesma empresa. Permaneceu em ambas as funções até abril de 2015, quando apresentou sua renúncia.

Em setembro de 2012, realizou projeto de consultoria à Vale S/A, à Diretoria Global de Recursos Humanos.

Em maio de 2013, foi eleita membro efetivo do Conselho de Administração da CEMIG Telecom, cargo ao qual renunciou em abril de 2015.

Desde abril de 2012 até janeiro de 2016 prestou serviços de consultoria à Light S.A.

Desde feveiro de 2014, é consultora do Grupo Energisa, e presta serviços à Diretoria  de Gestão de Pessoas, e foi contratada por Daniele Salomão(Diretora Corporativa).

Nos últimos 4 anos, também desenvolveu projetos para a  Cemig Telecom, Consórcio Itaocara de Energia e para o Instituto Ethos.

Desde 2017, vem prestando consultoria e desenvolvendo diversos projetos na área de Gente (em parceria com a Mertior Recursos Humanos), para a empresa Norte Energia S.A., sob solicitação da Superintendente de Gestão e Pessoas, Isabel Cristina Arsego Lela.

Em maio de 2017, foi eleita como conselheira especialista para o Comitê de Pessoas da VALE,que assessora o Conselho de Administração.

 

 

Outras atividades

 

Em 2014, realizou projeto de estruturação organizacional, em parceria com a empresa Meritor Recursos Humanos, à  Vale S.A. e à Cemig, para a o início das atividades da "Aliança Energia", joint-venture criada pelos dois grandes grupos empresariais.

Sua  atuação junto ao Grupo Cemig, gerou a oportunidade de  convite pela gestão que assumiu a empresa em janeiro de 2015, para ocupar a cadeira de suplente do Vice-Presidente do Conselho de Administração,por um breve período, onde esteve até maio de 2015.

Desde 2014, é associada ao IBGC-Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

 

DATA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DO SITE: JUNHO DE 2018.